sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

INSTITUTO MERCOSUL






O INSTITUTO MERCOSUL funciona na cidade de Maringá, Paraná, Brasil, nas dependências da ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá) que é a sua sócia fundadora e mantenedora atendendo as empresas associadas ou não da entidade.

Seu objetivo é dar o suporte necessário aos empresários que queiram atuar na área de comércio exterior disponibilizando uma série de serviços que vão auxiliá -los na busca de negócios com empresas estrangeiras. O foco de trabalho principal do Instituto é o apoio às pequenas e médias empresas exportadoras e empresas que queiram iniciar suas atividades no comércio internacional.

O Instituto, através da parceria com órgãos e entidades internacionais de promoção ao comércio exterior, disponibiliza informações importantes sobre mercados e empresas de todo o mundo. Através destas parcerias organiza missões empresariais para participar de Rodadas de Negócios Internacionais, Encontros de Negócios e Feiras Internacionais.

No inicio de suas atividades o Instituto Casa Mercosul, tinha o propósito de ser o elo comercial entre as cidades de Maringá-Paraná, e a cidade de Rosário na província argentina de Santa Fé. Esta parceria entre as administrações municipais de ambas as cidades, sendo que em Maringá a prefeitura contou com o auxilio da ACIM, visava criar um Show-Room de produtos que fossem possíveis de serem exportados para a cidade irmã. Percebeu-se com o tempo que as relações comerciais não foram favorecidas, ou seja, não houve negócios entre os empresários brasileiros e a argentinos significativos.

A ACIM, percebendo o fechamento do show-room em Rosário-Argentina, decidiu não permitir que o mesmo acontecesse com o show-room em Maringá, para isso decidiu incorporar a estrutura em sua sede e transformar o Instituto em um órgão da ACIM. Com o passar dos anos os objetivos e funções do Instituto foram se alterando, adaptando-se as necessidades dos associados da ACIM que é até os dias de hoje sua atual mantenedora.

Dentre os novos serviços oferecidos pelo Instituto
destacam-se os principais:

• Consultoria de exportação e importação;
• Emissão de Certificado de Origem;
• Projeto de internacionalização de pesquisa e médias empresas;
• Organização de participação em feiras e rodadas de negócios internacionais.

Em 2004 o
INSTITUTO MERCOSUL se desvinculou juridicamente da ACIM. Ou seja, deixou de ser apenas um departamento para ser uma organização com titulo de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), mas a ACIM continuou sendo sua mantenedora financeira. Com isso, o Instituto ganhou uma maior autonomia de decisão, ganhou diretoria própria, deve apresentar balanço patrimonial e todos os trâmites de uma empresa normal.

O maior objetivo do Instituto é fomentar o comércio exterior na região de Maringá, e o foco de trabalho principal é o apoio às pequenas e médias empresas exportadoras e empresas que queiram iniciar suas atividades no comércio internacional.

O Instituto funciona como uma instituição voltada para a internacionalização das empresas da região de Maringá. Sendo assim, promove diversos cursos, eventos e missões comerciais para que as empresas participem e possam comercializar seus produtos, promovendo o desenvolvimento econômico de toda a região.

Visando atender seu objetivo que é de fomentar o comércio exterior da região, o
INSTITUTO MERCOSUL está aberto a receber o empresariado de toda região, bem como qualquer pessoa que esteja interessada em receber informações sobre o processo de internacionalização de empresas.



Recomendo a todos os empresários e profissionais da área, que queiram ingressar, ou que já atuam e querem aumentar a sua participação no mercado internacional, que procurem pelo Instituto, que oferece serviços de treinamento e excelência em qualidade de informação e suporte técnico operacional para as atividades do comércio exterior. 

Fontes:
http://www.acim.com.br/


4 comentários:

  1. Olá Laércio, como vai?
    Uma maravilha ter encontrado um blog sobre assuntos que muito me interessam.
    Me chamo Marcélia, tenho 27 anos e comecei a faculdade de ciências contábeis agora. Estudei 1 ano de Administração, mas analisando, vi que o mercado para contábeis é bem mais amplo.Recentemente fui selecionada para estudar economia em uma faculdade federal? O que achas? devo prosseguir com os dois cursos? Contábeis é semi presencial. Minha vontade é me especializar em comércio exterior. devo fazer meu primeiro intercãmbio em breve, pois já tenho bom domínio das línguas iglesa e espanhola. Outro problema que me atormenta é a idade. Depois de casamento e filhos só agora pude retomar meus estudos. Achas que posso ir adiante? tenho chances?
    Ficarei grata se assim me responder.
    um abraço!

    http://www.boatosafins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcélia,
    Primeiramente agradeço pela sua visita ao blog e pelo seu comentário.
    Observo que na sua retomada dos estudos, passou pela Administração, Ciências Contábeis, vê com interesse o curso de Economia selecionado, mas pretende se especializar em Comércio Exterior.
    As oportunidades no mercado de trabalho deverão surgir em função de alguns fatores, isolados ou em conjunto, tais como expansão e surgimento de novas oportunidades de negócio em determinadas regiões, a própria oferta de empregos e a política de cada empresa para as contratações, sua capacidade como profissional, enfim, ao todo, deve considerar e decidir-se pela função que melhor identificar-se com o seu perfil e as suas habilidades.
    O mercado para a Administração é amplo, com atuações em Sistemas de Segurança de Informações, Marketing, Gestão de Qualidade, Logística, Gestão Ambiental, Empreendedorismo, Auditoria, Controladoria, o próprio Comércio Exterior, de Produção, de Recursos Humanos, Esportiva, Financeira, Hospitalar, e a área de Consultoria para apoio às empresas em geral, entre muitos. Toda estrutura organizacional exige a aplicação de procedimentos de planejamento, organização, direção e controle,e ali estará atuando um administrador.
    Veja que cada um dos cursos que você citou prepara o aluno para um determinado universo de atividades profissionais, todos com boas chances de colocação, mas se o seu interesse é de fato atuar em funções de apoio para o mercado internacional, sugiro que faça a sua opção por um curso de Administração que tenha ênfase em Comércio Exterior.
    Quanto à sua questão pessoal sobre a opção de estudo e profissionalização, lhe digo que deve ir adiante sim, e tem muitas chances, só depende de você.
    Espero ter contribuído de alguma forma para a formação da sua opinião e decisão sobre o assunto.
    Desejo boa sorte e sucesso!
    Cordiais saudações.
    Laércio Vieira Pereira, Consultor
    COMÉRCIO EXTERIOR & GESTÃO EMPRESARIAL

    ResponderExcluir
  3. Nossa laércio, sua contribuição foi importante e muito para mim.
    Acredito que estou no caminho certo. Obrigada e estarei sempre por aqui.
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Marcélia, sugiro que pesquise aqui no blog outras matérias anteriores publicadas e relacionados à carreira profissional, independente da especialização, que podem ajudá-la a esclarecer eventuais dúvidas suscitadas não somente com relação ao segmento de Comércio Exterior em si e as suas atividades correlatas, mas principalmente sobre o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um e a sua importância no contexto do mercado de trabalho e na economia a nível mundial.

    Boa sorte!

    Saudações.

    Laércio Vieira Pereira, Consultor
    COMÉRCIO EXTERIOR & GESTÃO EMPRESARIAL

    ResponderExcluir

Saudações! Registre o seu comentário, será analisado pelo administrador e publicada resposta.
Obrigado!