domingo, 6 de fevereiro de 2011

A História do CONTEINER no Comércio Exterior


Contêineres

O Contêiner é, primordialmente, um equipamento ("caixa"), construído em aço, alumínio ou fibra, criado para o transporte de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso constante. O contêiner é identificado com marcas do proprietário e local de registro, número, tamanho, tipo, bem como definição de espaço e peso máximo que pode comportar etc.

História do Contêiner

Nos primórdios da navegação marítima, toda mercadoria era transportada em tonéis. O tonel, por ser uma embalagem resistente e de fácil manuseio, foi o sistema ideal que nossos antepassados encontraram para enfrentar as grandes dificuldades existentes nas operações de embarque e desembarque.

Dificuldades estas facilmente imagináveis, se levarmos em conta que não existia a eletricidade e a máquina a vapor e, por conseguinte, não se conheciam os guindastes elétricos, nem as empilhadeiras mecânicas.

Naquela época, os embarques eram feitos através de pranchas colocadas entre o convés do navio e o ancoradouro, formando assim planos inclinados onde os tonéis eram facilmente rolados, evitando ou contornando o problema do processo de içamento praticado atualmente. Esta é a razão pela qual, ainda hoje, ouvimos nos meios marítimos a expressão prancha de embarque, como tradução do termo loading rate.

Além disso, o tonel, por ser uma embalagem de extrema segurança e hermético, facilitava o transporte de quase toda mercadoria conhecida naquela época: o vinho, por exemplo, ainda hoje tem sido transportado em tonéis, devido às vantagens oferecidas por essa embalagem.

Por esse motivo, podemos dizer que o mundo antigo, levado por circunstâncias naturais, conheceu por muitos séculos um "sistema uniforme de embalagem". Todavia, esse sistema era uniforme apenas em sua concepção volumétrica, pois os tonéis tinham diferentes capacidades, dependendo do país ou região em que eram utilizados.

Com o decorrer do tempo, houve o desenvolvimento da engenharia naval e a conseqüente construção de navios com maiores capacidades gravimétricas, o que fez com que o problema do peso específico passasse para um segundo plano, principalmente com o advento do navio de casco de ferro, de aço etc.

Nessa época, o que mais interessava aos armadores passou a ser o espaço, e não mais o peso, e o tonel, como embalagem de alto índice de estiva - isto é, que ocupava muito espaço no navio -, foi paulatinamente sendo esquecido e substituído por outros tipos de embalagens.

Outro fator preponderante na abolição do uso do tonel, como embalagem ideal, foi o advento da industrialização e conseqüente produção de várias mercadorias manufaturadas, de dimensões diversas e impossíveis de serem embaladas em tonel. Essas mercadorias passaram então a ser chamadas de carga fracionária, ou seja, mercadorias embaladas de diferentes maneiras e formas.

Todo o sistema mundial de transporte começou então a sofrer as conseqüências dessa diversificação de embalagem, aliada também ao eterno problema da falta de uma unidade padrão internacional de medida. Nesse sentido, o transporte marítimo foi sem dúvida o mais prejudicado, pois podia-se facilmente, por exemplo, modificar as dimensões das carrocerias dos caminhões, obviamente obedecendo a certas normas locais, mas não era possível reestruturar as dimensões dos navios com a mesma simplicidade.

Além disso, os caminhões eram construídos para transportar as mercadorias de uma certa região, podendo, por isso, ser adaptados para acomodar os volumes daquelas mercadorias, enquanto os navios, construídos para transportar mercadorias de diferentes países e regiões, eram obrigados a receber volumes das mais diversas padronagens.

Embora em 1901 o inglês James Anderson tenha divulgado o seu famoso tratado sobre a possibilidade do emprego de "receptáculos" uniformes no transporte internacional, somente em 1950 as diversas nações do mundo se conscientizaram desse problema e começaram a ditar normas para essa padronização.

Após muitas sugestões e debates de âmbito internacional, apenas uma norma ficou definida: a proposta "embalagem" deveria ser metálica, suficientemente forte para resistir ao uso constante, e de dimensões modulares.

Entretanto, com referência às suas medidas, a "briga" continuou por muito mais tempo, levando quase todos os países envolvidos a dividirem-se em duas facções distintas: na Europa a International Standards Organization (ISO) e nos Estados Unidos a American Standards Association (ASA). Para resumir a história dessa padronização, vamos citar algumas datas com seus respectivos eventos:

1950 - O exército americano desenvolveu o seu recipiente chamado Conex, ou Container Express Service, nas medidas 6x6x8 pés.

1955 - Malcom McLean, americano, fundou a Sea Land Service, mediante a aquisição de 37 navios adaptados para o transporte de containers e estabeleceu as seguintes dimensões para sua "embalagem": 35x8x8 ½ pés, ou container, como ficou sendo conhecida.




Durante séculos de comércio internacional, os seus precursores, chineses, árabes e europeus, não haviam conseguido criar uma forma não só de evitar as enormes perdas no transporte com as quebras, deteriorações e desvios de mercadorias, como também de agilizar e reduzir o custo das operações de carga e descarga. Somente em 1937, o americano Malcom Mc Lean, então com pouco mais de 20 anos, motorista e dono de uma pequena empresa de caminhões, ao observar o lento embarque de fardos de algodão no porto de Nova Iorque, teve a idéia de armazená-los e transportá-los em grandes caixas de aço que pudessem elas próprias, serem embarcadas nos navios.

Com o tempo, Mc Lean aprimorou métodos de trabalho e expansão de sua companhia, a Sea-Land (depois Maersk-Sealand), tornando-a uma das pioneiras do sistema intermodal, abrangendo transporte marítimo, fluvial, ferroviário, além de terminais portuários.

Após inúmeras experiências nos Estados Unidos, prejudicadas pelo período da Segunda Guerra Mundial (1939/ 1945), somente em 1966 Mc Lean aventurou-se na área internacional, enviando um navio com containers à Europa. Assim, em 5 de maio daquele ano (1966) chegava a Roterdam - já o maior porto do mundo - o cargueiro adaptado "SS Fairland" da Sea Land, que ali descarregou 50 unidades. Como não havia equipamento apropriado, o desembarque foi feito com o próprio guindaste do navio, outra criação de Mc Lean.

Naquela época, um verdadeiro exército de nove mil estivadores trabalhava no grande porto holandês, vinculando a 25 empresas de serviço. Antevendo a revolução que iria ocorrer no transporte marítimo, o diretor do porto, Frans Posthuma, conseguiu a exclusividade para receber os containers destinados à Europa, comprometendo-se a preparar um terminal especializado para desembarcá-los. Logo depois, em 1967, cinco das empresas estivadoras que operavam em Roterdam criaram a ECT, com apenas 208 empregados para atender ao crescente movimento de containers.

O container, hoje visto não só em todos os portos e adjacências, mas também em caminhões, nas estradas e em longas fileiras de vagões em ferrovias é um fantástico sistema de transporte responsável pela movimentação de 95% da carga geral hoje conduzida pela frota mercante mundial! 

1958 - O mundo começou a sentir a necessidade de padronização das medidas desses containers. Somente então que na América a ASA e na Europa a ISO formaram seus respectivos comitês para estudar, normalizar e padronizar a fabricação desses receptáculos. Porém, como as dimensões propostas por uma divergiam da outra, o mundo esperou mais 10 anos por essa famosa unificação.

1968 - Finalmente, apesar de muitas ressalvas e controvérsias, parece que atualmente o mundo todo está adotando, como padrão, as especificações e dimensões propostas pela ISO, embora em alguns países as dimensões ASA ainda sejam aceitas.

O Brasil, por ter adotado as especificações da ISO, fundamentou todas suas instruções técnicas, tanto para o uso como para a fabricação de containers em nosso território, baseadas naquelas normas.

Tipos de Contêiner

Os principais tipos de contêiner são:
  • Open Top - É um container aberto em cima, ou fechado apenas com uma lona removível por ocasião do enchimento ou desenchimento do mesmo. Esses containers são construídos especialmente para atender ao transporte de mercadorias que só podem ser acomodadas (ovadas) pela parte de cima; normalmente, essas mercadorias são içadas através de pontes-rolantes.
  • Tank - Container-tanque, construído para o transporte de granel, especialmente líquido. Embora a capacidade do tanque construído dentro do container possa variar de volume, sua armação (frame) obedece às dimensões ISO.
  • Collapsible - Containers desmontáveis. Construídos para facilitar o seu transporte quando vazios. Uma vez desmontados, cinco unidades modulares desses containers perfazem ou ocupam o espaço de uma.
  • Livestock - Containers para o transporte de animais vivos, também conhecidos como gaiolas ou jaulas.
  • Ventilated - Container ventilado, próprio para o transporte de mercadorias que necessitam ventilação.
  • Reefer - Refrigerado. Esse container possui um gerador que mantém a mercadoria constantemente em baixa temperatura. Normalmente esse gerador funciona tanto a combustível (óleo diesel) como eletricidade. Durante o transporte, no navio, ele funciona à eletricidade, sendo ligado à força do navio, através de tomadas; quando em operação de embarque ou desembarque, funciona com seu motor a combustível. (N.E.: deixou de ser mencionado pelo autor um tipo de conteiner reefer que utilizava gás refrigerante bombeado para seu interior por sistemas externos do navio ou terminal, e que depois caiu em desuso).


Dimensões de Contêineres



Standard Container - 20'
Medida Externa
Comprimento6.058 mm
Largura2.438 mm
Altura2.591 mm
Medida Internas
Comprimento5.910 mm
Largura2.340 mm
Altura2.388 mm
Entradas
Largura2.346 mm
Altura2.282 mm
Capacidade Cúbica
Total33.2 m³
Peso
Máximo24.000 Kg
Tara2.080 Kg
Carga21.920 kg

Standard Container - 40'
Medida Externa
Comprimento12.192 mm
Largura2.438 mm
Altura2.591 mm
Medida Internas
Comprimento12.044 mm
Largura2.342 mm
Altura2.380 mm
Entradas
Largura2.337 mm
Altura2.280 mm
Capacidade Cúbica
Total67.6 m³
Peso
Máximo30.480 Kg
Tara3.550 Kg
Carga26.930 Kg

High Cube Container - 40'
Medida Externa
Comprimento12.192 mm
Largura2.438 mm
Altura2.895 mm
Medida Internas
Comprimento12.032 mm
Largura2.350 mm
Altura2.695 mm
Entradas
Largura2.338 mm
Altura2.585 mm
Capacidade Cúbica
Total76.2 m³
Peso
Máximo30.480 Kg
Tara4.150 Kg
Carga26.330 Kg

Insulated Container
Medida Externa
Comprimento6.058 mm
Largura2.438 mm
Altura2.438 mm
Medida Internas
Comprimento5.717 mm
Largura2.267 mm
Altura2.117 mm
Entradas
Largura2.267 mm
Altura2.115 mm
Capacidade Cúbica
Total27.4 m³
Peso
Máximo24.000 Kg
Tara2.800 Kg
Carga21.200 Kg

Refrigerated Container
Medida Externa
Comprimento6.058 mm
Largura2.438 mm
Altura2.591 mm
Medida Internas
Comprimento5.498 mm
Largura2.270 mm
Altura2.267 mm
Entradas
Largura2.270 mm
Altura2.210 mm
Capacidade Cúbica
Total28.3 m³
Peso
Máximo25.400 Kg
Tara3.040 Kg
Carga22.360 Kg

Ventilated Container
Características: 20.000 cm³ de ventilação permanente
Medida Externa
Comprimento6.068 mm
Largura2.438 mm
Altura2.591 mm
Medida Internas
Comprimento5.498 mm
Largura2.270 mm
Altura2.267 mm
Entradas
Em cima9.000Cm³ x Side
Base1.000Cm³ x Side
Capacidade Cúbica
Total32.6 m³
Peso
Máximo23.000 Kg
Tara2.650 Kg
Carga21.350 Kg

Open Top Container - 20' / 40'
Medida Externa
Comprimento6.058 mm12.192 mm
Largura2.438 mm2.438 mm
Altura2.591 mm2.591 mm
Medida Internas
Comprimento5.792 mm11.883 mm
Largura2.225 mm2.280 mm
Entradas
Largura2.336 mm2.337 mm
Altura2.233 mm2.280 mm
Capacidade Cúbica
Total32.2 m³65.6 m³
Peso
Máximo24.000 Kg30.820 Kg
Tara2.050 Kg3.800 Kg
Carga21.950 Kg27.020 Kg
Altura central dos arcos
2.370 mm2.380 mm
Altura lateral dos arcos
2.320 mm2.330 mm
Comprimento de painel lateral
2.346 mm2.342 mm

Platform Container - 20' / 40'
Medida Externa
Comprimento6.058 mm12.192 mm
Largura2.438 mm2.438 mm
Altura226 mm626 mm
Medida Internas
Comprimento6.020 mm12.150 mm
Largura2.413 mm2.290 mm
Capacidade Cúbica
Total29 m³67 m³

Flat Rack Container - 20' / 40'
Medida Externa
Comprimento6.058 mm12.192 mm
Largura2.438 mm2.438 mm
Altura2.591 mm2.591 mm
Altura Dobrada555 mm700 mm
Altura Plataforma271 mm605 mm
Medida Internas
Acesso a Carga
Por cima5.908 mm12.020 mm
Lateral5.508 mm11.730 mm
Largura
Dimensões2.387 mm2.230 mm
Entre Braços2.182 mm2.230 mm
Entre Cabos2.190 mm2.100 mm
Altura2.320 mm1.986 mm
Capacidade Cúbica
Total28.9 m³67 m³
Peso
Máximo25.400 Kg45.000 Kg
Tara2.845 Kg5.180 Kg
Carga22.555 Kg39.820 Kg

Tank Container
Medida Externa
Comprimento6.058 mm
Largura2.438 mm
Altura2.591 mm

Bulk Container
Medida Externa
Comprimento6.058mm
Largura2.438 mm
Altura2.591 mm
Medida Internas
Comprimento5.838 mm
Largura2.366 mm
Altura2.374 mm
Abertura Frontal
Largura2.144 mm
Altura500 mm
Abertura da Parte Traseira
Largura280 mm
Altura300 mm
Capacidade Cúbica
Total32.7 m³
Peso
Máximo30.570 Kg
Tara2.540 Kg
Carga28.030 kg
Abertura de Ventilação
500 mm de diâmetro


Fonte: Sea South.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações! Registre o seu comentário, será analisado pelo administrador e publicada resposta.
Obrigado!