sábado, 15 de janeiro de 2011

VP Home Office - Serviços Técnico-Administrativos


HOME OFFICE
Um antigo conceito transforma-se em idéia
alternativa para a economia em novos tempos




Com o advento da evolução da globalização nas últimas décadas, e a dinâmica das informações que impulsionaram o mercado exigindo cada vez mais rapidez, qualidade, segurança e baixo custo na administração dos recursos, foi se firmando, primeiramente nas grandes empresas, nas unidades em grandes capitais, a prática de execução de serviços na modalidade denominada “ Home Office ”.

Home Office  nada mais é do que um potencial escritório instalado em residência do profissional colaborador, a fim de efetuar totalmente ou em parte, as tarefas de trabalho, sem a necessidade de se deslocar até a estrutura física do escritório da empresa contratante.

Atualmente o termo mais utilizado e difundido para esse tipo de atividade é o “Teletrabalho” (teleworking), com inúmeras definições e interpretações encontradas em livros e principalmente na internet. Por essa disseminação desorganizada as conceituações sobre Teletrabalho são variadas e se encontram em processo de formação evolutiva, não existindo um consenso, por parte dos estudiosos do assunto, no que tange a uma definição precisa e, se possível, generalizada.

Um conceito simples e direto, que pode nos deixar confortáveis quanto a uma definição, é da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que define como: “A forma de trabalho efetuada em lugar distante do escritório central e/ou do centro de produção, que permita a separação física e que implique o uso de uma nova tecnologia facilitadora da comunicação“.

VANTAGENS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA

Na contratação dos serviços observamos algumas vantagens diretas e indiretas para as empresas contratantes, quais sejam:

- Transformação, melhoria na estrutura e redução de custos da empresaA prestação do serviço mantém o nível de eficiência técnica do profissional contratado e pode ser útil inclusive ao empregador, que não necessita reservar, no seu estabelecimento, espaço físico para o trabalhador, nem máquinas para seu uso. As empresas que implantaram o sistema Home Office podem se beneficiar de redução dos custos de funcionamento com a diminuição da necessidade de vários itens, entre eles: menos espaço físico para instalar ou movimentar os trabalhadores; menos equipamentos, menos mobiliários, menos materiais, menos espaço escritório, menos garagens, etc.

A prestação do serviço torna-se mais prática para o trabalhador, que mantém seu nível de eficiência técnica, administrando o seu tempo para a realização dos serviços internos e diligências externas, e pode ser útil inclusive ao empregador, que não necessita reservar, no seu estabelecimento, espaço para o empregado, nem máquinas para seu uso.

- Aumento de produtividade – Diversos estudos realizados em empresas norte-americanas e européias que já implantaram o sistema Home Office indicam o aumento da produtividade em valores percentuais significativos.

- Flexibilidade no planejamento/reestruturação de trabalho e redução de custos indiretos – O Home Office permite às empresas planejar e gerir os fluxos de trabalho com maior eficiência. Torna-se possível estabelecer facilmente contratos em regime especial (horário flexível, part–time, pagamento por tarefa, por prestação de serviço, remuneração fixa reduzida ao mínimo, etc.) que liberam as empresas de custos extraordinários com os vários encargos sociais das contratações convencionais.

- Redução de deslocamentos – Com a diminuição do tempo de deslocamento e do stress provocado pelos freqüentes trânsitos e da falta de comodidade das viagens diárias. O tempo de sobra pode ser utilizado em tarefas úteis do ponto de vista profissional.

- Diminuição de custos diretos – O fato de o contratado (home officer) viver no mesmo local onde trabalha, permite-lhe reduzir os custos associados aos deslocamentos, transportes, vestuário e refeições, além de evitar os riscos com acidentes e eventuais atrasos.

- Trabalho ao ritmo individual – A possibilidade de gestão individual do tempo de trabalho facilita a diminuição das “horas mortas” e dos intervalos no horário de trabalho, diminui significativamente o número e freqüência de interrupções e perturbações na seqüência da execução do trabalho, uma vez que é focado em prazo e resultado, com qualidade, segurança e rapidez. Além de proporcionar menor número de afastamento por problemas de saúde, menor rotatividade de pessoal, maior capacidade de concentração para a execução dos serviços, autodisciplina e organização pessoal.

Estas principais vantagens, entre muitas outras que podem ser identificadas no dia a dia com a terceirização dos serviços, revertem em benefício para a empresa contratante que pode se focar na sua atividade fim.

VP Home Office - Consultoria

Na esteira desta evolução, mantendo a atuação no segmento de comércio exterior e gestão empresarial, foi criada a estrutura denominada VP Home Office - Consultoria, na cidade de Maringá, Paraná, BRASIL, com uma proposta dinâmica para a execução dos mais variados serviços diretos ou indiretos, através de parcerias com diversas empresas do ramo entre agentes de cargas internacionais, comissárias de despachos aduaneiros, corretoras de seguro, corretoras de câmbio, transportes nacionais, trading´s, profissionais das áreas contábeis, jurídicas, especialmente do direito tributário, entre outros, para assessoria e consultoria técnica completa.

Os serviços de assessoria e consultoria independente para os procedimentos administrativos e operacionais são executados sob a supervisão de Laércio Vieira Pereira, profissional de comércio exterior, despachante aduaneiro credenciado pela SRFB/MF na 9ª Região Fiscal, com 15 anos de atuação no segmento e mais de 20 anos de serviços prestados em administração no serviço público e gestão na iniciativa privada, com experiência na área jurídica do serviço público estadual, na área financeira do serviço público federal, passando pela gerência e diretoria na iniciativa privada.

A VP Home Office - Consultoria oferece a execução de serviços de gerenciamento das atividades de comércio exterior das empresas, prestando assessoria e consultoria técnica preliminar necessárias, colaborando no acompanhamento e execução dos serviços diretamente relacionados ao aspecto burocrático do trâmite documental, inclusive estruturação de setores internos na empresa e acompanhamento administrativo. Todas as condições são acordadas conforme a necessidade de cada cliente e formalizadas em contrato.  

Assim, tem como objetivo também aprimorar, coordenar e executar a interveniência nos negócios do comércio internacional e mercado interno, buscando manter um programa permanente de melhoria no atendimento, com um completo enquadramento no tratamento administrativo e cumprimento das normas e exigências legais, com a prestação dos serviços de assessoria técnica em todos os segmentos internos de cada organização, de forma que garantam a qualidade, segurança e regularidade nas atividades comerciais dos seus clientes.

VP Home Office - Consultoria oferece também a prestação de todos os serviços gerais de controle e execução passíveis de realização à distância via sistema: serviços de formatação de documentos; cartas comerciais; contratos; aditivos, análises documentais; abertura e acompanhamento de processos administrativos; diligências externas; planilhas; e outros de interesse de cada contratante.

Além da redução de custos e foco em volumes e resultados concretos, por uma remuneração justa e perfeitamente enquadrada na relação de custo/benefício, cada empresa pode ter às mãos serviços profissionais de excelência, podendo escolher a carga-horária de atendimento que melhor se enquadre nas suas necessidades, alternando com projetos temporários ou manutenção de suporte técnico permanente.     

Desta forma, com o suporte técnico da VP Home Office - Consultoria, os setores internos das empresas ficam desonerados do envolvimento na execução direta dos serviços burocráticos intervenientes do comércio internacional e controle administrativo no mercado interno em geral, direcionando sua estrutura disponível para a sua atividade fim.

PRINCIPAIS SERVIÇOS

Assessoria e Consultoria Técnica Em Comércio Exterior, abrangendo:

·         Coordenação de atividades intervenientes nas operações internacionais;
·         Manutenção, controle, orientação e instruções para setores internos das empresas que atuam no comércio exterior;
·         Suporte para implantação de setores e treinamento de pessoal para as execuções de controle do comércio exterior 
·         Suporte técnico para estudos de viabilidade comercial em mercados externos;
·         Acompanhamento de legislações específicas junto aos órgãos públicos intervenientes de controle e fiscalização;
·         Suporte para cotação de fretes rodoviários, marítimos e aéreos;
·         Negociação com agentes de carga, operadores portuários;
·         Coordenação e acompanhamento de execução dos despachos aduaneiros e de todo o documental de alfândega nas zonas secundárias e zonas primárias;
·         Acompanhamento e controle de fechamentos de câmbio;
·         Suporte para classificação fiscal, tratamentos administrativos, legislação tributária e regimes especiais;
·         Acompanhamento, constatação e confirmação de presença de carga em recinto alfandegado;
·         Formalização de requisição ou desistência de vistoria aduaneira;
·         Pagamentos de impostos e taxas
·         Preparação, apresentação e acompanhamento de processo documental junto à Receita Federal do Brasil e demais órgãos pertinentes;
·         Acompanhamento de conferência física e retirada de amostras de mercadorias;
·         Avaliação de exigências fiscais da Receita Federal do Brasil e demais órgãos pertinentes;
·         Formalização de prestação de informações e esclarecimentos em documental administrativo à Receita Federal do Brasil e demais órgãos pertinentes;
·         Impugnação de exigências fiscais e administrativas
·         Retirada de comprovantes de importação ou exportação junto à Receita Federal o Brasil
·         Análise técnica de documental e tratamento administrativo
·         Verificação de necessidade de anuência prévia de órgãos pertinentes
·         Enquadramento de mercadorias na Tarifa Externa Comum
·         Análise de Notas Explicativas do Sistema Harmonizado
·         Enquadramento de mercadorias na Nomenclatura da Associação Latino Americana de Integração
·         Enquadramento de posições tarifárias e demais cargas tributárias pertinentes
·         Registros de Licenciamentos de Importação ou Exportação
·         Expedientes de acompanhamento para anuências de Licenciamentos
·         Registros de Declarações de Importação
·         Registros de Exportação, Solicitações de Despacho
·         Registros de Atos Concessórios de Draw-Back
·         Registros Declaratórios Eletrônicos de Operações Financeiras
·         Operação de sistemas de informações complementares
·         Análise de benefícios fiscais
·         Acompanhamento de processos administrativos
·         Suporte para credenciamentos junto à Receita Federal do Brasil
·         Elaboração de Fatura Pró-Forma (Proforma Invoice)
·         Elaboração de Fatura Comercial (Commercial Invoice)
·         Elaboração de Lista de Embarque (Packing List)
·         Elaboração de Certificados de Origem
·         Elaboração de formulários de órgãos pertinentes
·         Elaboração de guias de arrecadação
·         Solicitação de Laudos Técnicos
·         Contratações de Câmbio

Gestão Empresarial, Administração de Bens e Capitais de Terceiros

  • Planejamento, organização, direção e controle administrativos
  • Elaboração de Cronograma e Fluxograma de atividades operacionais
  • Administração indireta de unidades de trabalho setoriais
  • Controle financeiro, contábil e fiscal  
  • Suporte de gerenciamento de todas as atividades da empresa que opera no comex 

Implantação de Projetos de Investimento

  • Elaboração de projetos de investimento para novos empreendimentos
  • Coordenação para a implantação de novas unidades de escritório de apoio e filiais
  • Contratação de sistemas eletrônicos de controle
  • Contratação e treinamento de pessoal técnico
  • Gerenciamento do intercâmbio de informações técnicas

Agenciamentos do Comércio Internacional

  • Intermediação para a oferta de compra e venda de produtos importados ou exportados
  • Elaboração de todo o fluxograma das operações para a distribuição dos produtos
  • Manutenção de feedback e troca de correspondências comerciais
  • Gerenciamento e controle de todas as operações do comércio internacional
  • Representação e diligências junto aos órgãos públicos intervenientes
  • Habilitação legal das empresas, sistema RADAR, outros


Por: Laércio Vieira Pereira
Mobile Phone: +55 (15) 9 8126 7566
E-mail: laercio1958@hotmail.com
Vitrine Brasil: http://showroom.braziltradenet.gov.br/ANTARESEXPORT/site.aspx 

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Robson Neres, se tiver interesse em seguir o blog pode utilizar uma conta do google e se inscrever clicando no link "Google Friend Connect" no lado direito da página.
      Forte abraço.

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