terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Vitrine do Exportador divulga empresas e produtos brasileiros para todo o mundo



A Vitrine do Exportador é o mais completo catálogo eletrônico de empresas exportadoras do Brasil. Mantido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), divulga exportadores brasileiros, proporcionando maior visibilidade de empresas e produtos no mercado internacional. Conta hoje com mais de 25 mil empresas cadastradas – todas com operações registradas no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) nos últimos dois anos – e recebe, em média, 300 visitas todos os dias. 

Todos os serviços disponibilizados pelo Vitrine do Exportador podem ser acessados em cinco idiomas: português, inglês, francês, espanhol e japonês. Na versão em português, os critérios de busca são: nome de empresas, unidade da federação, município, produto e país, e ainda o cruzamento dessas variáveis. Já nas versões em inglês, francês, espanhol e japonês a consulta pode ser realizada por produto, mercado de destino ou nome da empresa exportadora.

O Vitrine do Exportador permite ainda que o usuário inclua e atualize, a qualquer tempo, dados comerciais – como nomes de contatos, telefones, fax, e-mail e sites – e também a própria construção de “vitrine virtual”, páginas eletrônicas da empresa, que ficam hospedadas na página do Vitrine do Exportador. 

A “vitrine virtual” pode ser construída em português e inglês. No campo “construa sua vitrine e inclua suas informações comerciais”, o exportador utiliza a senha de acesso ao Siscomex – a mesma utilizada para a emissão de Registro de Exportação (RE) – e inclui suas informações. 

Potenciais exportadores

Empresas que ainda não realizaram exportações, mas que têm potencial exportador, ou seja, produtos que podem ser vendidos em mercados estrangeiros, podem também se beneficiar dos serviços disponibilizados pelo Vitrine do Exportador. Toda a utilização do site é auto-explicativa. Na página, o usuário encontrará instruções para inserir seus dados no link “Potenciais Exportadores” e, em seguida, para a criação de sua vitrine virtual, o que vai proporcionar maior visibilidade de seus produtos e abrir um canal de comunicação com importadores.

Atualmente, 957 empresas já se cadastraram como “potenciais exportadoras” e, dessas, 160 já realizaram exportações de fato, passando a integrar a base de dados de empresas exportadoras do Vitrine do Exportador. 
Fonte: MDIC/Secex

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações! Registre o seu comentário, será analisado pelo administrador e publicada resposta.
Obrigado!