segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Palácio do Itamaraty amplia para 100 o número de Setores de Promoção Comercial no exterior



O Palácio do Itamaraty, através do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Itamaraty (DPR) criou 16 Setores de Promoção Comercial (SECOMs) em Embaixadas e em Consulados no exterior, por determinação do Ministro de Estado das Relações Exteriores, totalizando 100 SECOMs em 78 países.
A medida visa a reforçar a promoção comercial brasileira em mercados tradicionais e a intensificar a aproximação com os mercados emergentes da Ásia, da África, do Leste Europeu e da Oceania, com base em estudo que identifica regiões de crescente dinamismo econômico.
Os novos SECOMs estão localizados na África e no Oriente Médio (Cidade do Cabo, Lagos, Doha e Trípoli), nas Américas (Paramaribo, Port of Spain, Vancouver e Montreal), na Ásia e na Oceania (Cantão, Mumbai e Wellington) e na Europa (Istambul, Bratislava, Liubliana e Roterdã). Será criado, igualmente, SECOM na Missão do Brasil na Comunidade Europeia, em Bruxelas. Este último será o responsável por implementar ações de promoção comercial e por realizar estudos e pesquisas relacionados aos 27 países da União Européia, alguns deles ainda sem SECOMs, e terá importância crucial, dado o grande potencial de negócios representado pelo bloco econômico.
Os SECOMs captam e divulgam informações sobre demandas por produtos brasileiros e sobre oportunidades de investimento. Oferecem suporte a empresas brasileiras em busca de novos mercados e negócios, bem como apoio ostensivo a missões de empresários e a órgãos do governo brasileiro nos países em que atuam. Produzem, ainda, estudos de inteligência comercial, como pesquisas de mercado e análises de competitividade e de concorrência. A lista completa de SECOMs, com dados de contato, está disponível neste site, na área “Contatos/Setores de Promoção Comercial no Exterior”.

Fonte: MRE/MDIC/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações! Registre o seu comentário, será analisado pelo administrador e publicada resposta.
Obrigado!