segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Comércio Exterior Exportação via Web


O Novoex – novo sistema informatizado de exportação da Secex, está completando um mês em operação, e, neste período, já viabilizou mais de 8 mil operações de exportação; sendo que mais de 3 mil já foram despachadas ao exterior.

O acesso ao novo sistema é feito no próprio site do MDIC, clicando em "Comércio Exterior”. Ali, pela página de acesso ao Siscomex, o exportador escolhe entre o módulo de produção, para registrar suas operações de exportação reais, e o de treinamento, para testes e simulações.

O novo sistema informatizado de exportações, em plataforma Web, permite acesso de qualquer ponto do mundo conectado à internet, sem a necessidade de instalação de programas adicionais e emuladores. Outras vantagens do Novoex são a agilidade na elaboração de Registro de Exportação (RE) a partir de documentos anteriores e a simulação prévia dos RE com diagnóstico on line.

O novo sistema ainda não substituiu integralmente o anterior, implantado em 1993: ambos vão funcionar em paralelo durante uma fase de transição, permitindo maior tranqüilidade aos exportadores. Dependendo da operação desejada, conforme divulgado pela Portaria Secex nº 10/2010, o exportador poderá, nesta fase, operar em qualquer um dos sistemas informatizados.

Em futuro próximo, o sistema anterior (Sisbacen) será bloqueado. Após essa data, que será divulgada pela Portaria Secex nº 10/2010, o sistema anterior somente será utilizado para operações de consulta, alteração, prorrogação e averbação de RE elaborados no sistema antigo. A partir daí, somente o Novoex poderá receber novos Registros de Exportação.

Fonte: MDIC/Secex

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações! Registre o seu comentário, será analisado pelo administrador e publicada resposta.
Obrigado!