sexta-feira, 4 de março de 2011

Marketing para a internacionalização de empresas brasileiras




A internacionalização de empresas está paulatinamente deixando de ser uma opção para se tornar uma necessidade. A ampliação constante da concorrência pela entrada diária de organizações de outras regiões, países e continentes, é facilitada pela alta velocidade das comunicações e de transportes.

Em consequência, qualquer organização, independentemente de receita, quantidade de funcionários ou área de atuação, deve estar preparada para competir com empresas localizadas em qualquer parte do mundo, e também avaliar se tem condições para atuar globalmente.

Globalização - Aspectos Teóricos

O fim da Guerra Fria coincidiu com o debate sobre a criação de novos mecanismos de regulamentação comercial, a proliferação dos blocos regionais e a consolidação de um novo modelo econômico, o pós-fordismo, também chamado de modelo de acumulação flexível, baseado na flexibilização, na desregulamentação econômica, em novas formas de organização do trabalho e em um novo padrão de acumulação, causando o aumento do distanciamento entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento. Com a queda do Muro de Berlim, a teoria neoliberal expandiu-se por todo o planeta, baseada no Estado mínimo, a partir da privatização das empresas estatais e da flexibilização dos direitos trabalhistas, e na abertura das economias, resultando na internacionalização das relações econômicas.

Consequentemente, o mercado mundial também se ampliou, com a redução e a eliminação de barreiras comerciais. Em decorrência dos citados fatos históricos e das alterações por eles desencadeadas, os Estados tiveram que se adaptar à nova ordem das relações econômicas internacionais, sendo que um dos meios mais utilizados para participar ativamente nesse cenário se traduz na integração econômica (regional ou multilateral).

A globalização pode ser definida como o ápice do processo de internacionalização, decorrente de um novo sistema de técnicas (presidido pelas técnicas da informação, que une as demais e assegura-lhe uma presença planetária) e de um mercado global.

O processo de globalização causou a expansão dos fluxos financeiros internacionais e a transnacionalização da economia interna dos países, reduzindo ou suprimindo as fronteiras geográficas.

Apesar dos argumentos contrários, vive-se em um mundo integrado, e independentemente da globalização ser intrinsecamente boa ou má (se é que se pode falar em globalização boa ou má, são raros os casos de isolacionismo, e a discussão sobre os benefícios e prejuízos advindos com a globalização econômica não trará a solução para as questões comerciais, devendo se buscar meios para garantir a livre concorrência e atingir os melhores resultados.


Internacionalização - Opção ou Obrigação?

A expansão internacional é um fator a ser sempre levado em consideração, pois o mercado doméstico pode se tornar pequeno ou saturado.

Os passos necessários para uma organização verificar se tem possibilidade ou necessidade (ou nenhuma das duas) de ingressar no mercado internacional são bastante conhecidos, e serão relembrados neste artigo para fins didáticos.

O fato de a organização reconhecer a necessidade de um planejamento estratégico de marketing internacional já é um primeiro passo, que nem sempre é seguido para atingir a concretização dos objetivos pretendidos. O planejamento de marketing internacional abrange a capacidade de realizar uma análise contínua dos mercados internacionais e da forma de ingresso, a compreensão das similaridades e diferenças existentes nos mercados externos, e o estabelecimento de um plano estratégico previamente definido.

Ademais, podem ser destacados seis passos para a organização optar – ou não – pela atuação no comércio internacional, a partir de quatro perguntas: 1) Onde está a empresa? A realização de um diagnóstico empresarial (por meio da definição de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) é imprescindível para a análise de viabilidade de mudança na política organizacional; 2) Para onde deve ir a empresa? A definição dos objetivos (de curto e longo prazo) auxilia na decisão de ir – ou não – para o comércio exterior, e na escolha dos mercados em que há maior potencial de sucesso; 3) De que modo a empresa irá? A delimitação da estratégia e da política é essencial para, selecionado o mercado, ingressar com êxito; 4) Quanto e em quanto tempo será gasto? A definição do orçamento e de um cronograma também é importante para essa expansão; 5) Como divulgar a empresa? Com o orçamento definido podem ser planejados os modelos de marketing a ser adotados; 6) Como organizar essa divulgação? A organização deve definir de que modo o planejamento de marketing será implantado, e gerir sua execução.

Deve ser acrescentado que, além das etapas mencionadas, para ingressar com êxito no mercado de outro país, a empresa não pode ignorar a comunicação, para conseguir explicar (e fazer chegar claramente sua mensagem) aos consumidores desse país os motivos da entrada no novo mercado, destacando as qualidades de seu produto ou serviço.

Além disso, a organização deve ter pleno conhecimento dos hábitos (sociais, culturais, etc.) dos consumidores do novo mercado, sob o risco de fracassar caso utilize as mesmas práticas (ainda que exitosas) de seu país de origem.

Os Estados Unidos são uma boa opção para a expansão internacional, pois o consumidor brasileiro pode ser usado como público-alvo principal, dispensando a necessidade de estudos e investimentos em alterações para atingir os consumidores locais.

Estima-se que aproximadamente um milhão de brasileiros resida nos Estados Unidos, a maioria concentrada nas regiões metropolitanas de Boston, Miami, Nova Iorque e Nova Jérsei. Na cidade de Nova Iorque, por exemplo, a 46th Street é conhecida como Little Brazil.

Viu-se que a internacionalização das organizações não é mais uma faculdade, mas sim uma necessidade. A competição não se limita mais a um bairro, a uma cidade, a um Estado ou país, pois pode ocorrer com empresas localizadas em qualquer ponto do planeta.


Logo, todas as organizações devem estar preparadas para competir com essas empresas, e, quando possível, atuar no mercado internacional.


Para o êxito de empreendimentos no exterior, além da continuidade do planejamento estratégico da organização (focado especialmente na logística terceirizada), é fundamental que o planejamento e o investimento em marketing sigam a ampliação da organização, e que a empresa tenha um projeto definido para a implantação de toda uma estrutura interna em sua organização para gerenciar suas atividades no comércio exterior.

Fonte: http://www.administradores.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações! Registre o seu comentário, será analisado pelo administrador e publicada resposta.
Obrigado!