quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Comércio Exterior no Brasil está em evidência e o mercado é promissor

12 set 15

 

A crise mundial gera um quadro de incerteza econômica, porém, o Brasil está em expansão a cada ano. O governo Chinês anunciou desaceleração para obter o crescimento de maneira sustentável. A crise na Europa e a retração da economia americana não intimidaram o país brasileiro de apresentar bons números diante da crise mundial. O comércio exterior tem crescido e o Brasil é considerado muito competitivo nos produtos de extração mineral e agronegócios.

Em consequência de toda a crise mundial, o Brasil registrou déficit na balança comercial em janeiro deste ano, o que está relacionado ao período de entre safra dos produtos agrícolas. E nessas duas semanas de março de 2012, que totalizaram sete dias úteis, a balança comercial registrou superávit de US$ 260 milhões, resultado de exportações no valor de US$ 6,517 bilhões e importações de US$ 6,257 bilhões. Os dados foram divulgados pela assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento.

O cenário mostra que o momento para o comércio exterior é favorável no Brasil que tem se tornado mais competitivo mundialmente. O fato é que muitas empresas estão sendo atraídas para investir no país, seja por conta dos grandes eventos agendados, pelas descobertas valiosas como o pré-sal, ou até mesmo pelo aumento no poder de consumo dos brasileiros. A expressão de consumo no mercado interno torna natural mais importação, o poder de compra está maior e novas classes acessadas ao consumo ajudam neste cenário.

O Brasil importa muito bens intermediários, considerados a matéria para as indústrias. E as importações são importantíssimas, pois auxiliam no controle de preço do mercado interno e ajudam a diminuir e/ou manter a inflação, além de favorecer as exportações no Brasil. E, os profissionais que atuam ou almejam atuar na área do comércio exterior, economia, finanças internacionais e câmbio, logística internacional e negócios internacionais, devem correr para acompanhar o mercado.
O mais importante é estar preparado no futuro para não perder as oportunidades, principalmente aqueles que ocupam cargos de gerência, chefia, supervisão ou assistentes plenos das áreas de marketing, produção, logística e finanças em organizações com operações no exterior.

Fonte: http://www.conexao.com
Laércio Vieira Pereira, Consultor Em Comércio Exterior

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