A contratação de serviços de consultoria faz parte do mecanismo de redução de custos e crescimento da empresa, assim como é feita a contratação de um funcionário como parte de seu quadro.
A partir do momento em que as empresas precisam importar ou exportar seus produtos de maneira eficiente, rápida e sem riscos de falhas e problemas futuros (principalmente com a fiscalização da Secretaria da Receita Federal do Brasil, que pode ser feita pelo período de 5 anos, a partir da data da operação), faz-se necessária a implementação de um completo processo de consultoria em comércio exterior.
A consultoria deve ser considerada como uma das primeiras atividades que criam as estruturas básicas para o desenvolvimento do restante das transações no comércio internacional, principalmente com relação aos serviços brucráticos de aplicação de tratamento administrativo, controle e fiscalização.
Nessa etapa, deve ser feito um diagnóstico da situação da empresa, de forma a definir os procedimentos necessários para otimizar todo o fluxo operacional, sem riscos e com profissionalismo. A otimização destes procedimentos será sentida pelo cliente final, que obterá suas mercadorias em um menor prazo e de forma mais eficiente.
Alguns empresários pensam na consultoria somente como uma atividade agenciadora para abrir mercados e vender produtos ou somente para esclarecer dúvidas isoladas no trâmite documental, mas se esquecem que um fluxograma eficaz nas operações trará economia à empresa. O processo de importação ou exportação requer paciência e, principalmente, investimentos, pois haverão custos com a adequação de produtos já existentes, pesquisas e testes de mercado, desenvolvimento de novos produtos, viagens e, como todo processo comercial que se inicia, tempo para maturação.
É necessário se implantar um processo de formação de cultura de comércio internacional dentro da empresa e esta não está limitada somente ao diretor, como também a todos os colaboradores internos e terceirizados. Querer pular etapas é atropelar seu mercado e resultará em uma entrada desastrosa no comércio exterior. A empresa descobrirá, então, que gastou muito dinheiro e os resultados não foram os esperados. O correto investimento reduz custos na operação e garante fidelização de clientes. O custo em consultoria, então, passa a representar um investimento.
Importante lembrar sempre que o sucesso das ações de uma empresa junto aos seus clientes nunca serão lembrados por este, mas os erros cometidos estarão gravados para sempre em suas memórias. Como diz a velha máxima, evitar erros é melhor que remediá-los.
Fonte: http://joiabr.com.br/comex (*) Sergio R. Hortmann
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