segunda-feira, 15 de março de 2010

Consultoria em Comércio Exterior


Algumas empresas que já importam ou exportam e outras que querem iniciar suas atividades nesta área já entenderam que seus níveis de competitividade no mercado são definidos não só pelo design diferenciado, qualidade no acabamento dos produtos, preços atrativos e capacidade produtiva, mas também pelo conhecimento profundo e utilização correta dos mecanismos legais e burocráticos de comércio exterior como ferramenta para ganhar mercados e manter-se neles.

A contratação de serviços de consultoria faz parte do mecanismo de redução de custos e crescimento da empresa, assim como é feita a contratação de um funcionário como parte de seu quadro.

A partir do momento em que as empresas precisam importar ou exportar seus produtos de maneira eficiente, rápida e sem riscos de falhas e problemas futuros (principalmente com a fiscalização da Secretaria da Receita Federal do Brasil, que pode ser feita pelo período de 5 anos, a partir da data da operação), faz-se necessária a implementação de um completo processo de consultoria em comércio exterior.

A consultoria deve ser considerada como uma das primeiras atividades que criam as estruturas básicas para o desenvolvimento do restante das transações no comércio internacional, principalmente com relação aos serviços brucráticos de aplicação de tratamento administrativo, controle e fiscalização.

Nessa etapa, deve ser feito um diagnóstico da situação da empresa, de forma a definir os procedimentos necessários para otimizar todo o fluxo operacional, sem riscos e com profissionalismo. A otimização destes procedimentos será sentida pelo cliente final, que obterá suas mercadorias em um menor prazo e de forma mais eficiente.

Alguns empresários pensam na consultoria somente como uma atividade agenciadora para abrir mercados e vender produtos ou somente para esclarecer dúvidas isoladas no trâmite documental, mas se esquecem que um fluxograma eficaz nas operações trará economia à empresa. O processo de importação ou exportação requer paciência e, principalmente, investimentos, pois haverão custos com a adequação de produtos já existentes, pesquisas e testes de mercado, desenvolvimento de novos produtos, viagens e, como todo processo comercial que se inicia, tempo para maturação.

É necessário se implantar um processo de formação de cultura de comércio internacional dentro da empresa e esta não está limitada somente ao diretor, como também a todos os colaboradores internos e terceirizados. Querer pular etapas é atropelar seu mercado e resultará em uma entrada desastrosa no comércio exterior. A empresa descobrirá, então, que gastou muito dinheiro e os resultados não foram os esperados. O correto investimento reduz custos na operação e garante fidelização de clientes. O custo em consultoria, então, passa a representar um investimento.

Importante lembrar sempre que o sucesso das ações de uma empresa junto aos seus clientes nunca serão lembrados por este, mas os erros cometidos estarão gravados para sempre em suas memórias. Como diz a velha máxima, evitar erros é melhor que remediá-los.

Fonte: http://joiabr.com.br/comex (*) Sergio R. Hortmann


Informe-se sobre os serviços:
E-mail: laercio1958@hotmail.com 
+55 (18) 8144-2231

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