quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

IMPORTAÇÃO - Primeiros Passos


– Primeiros passos na Importação

Procedimentos Administrativos

Defina o produto a ser importado
Procure fornecedores no exterior ou utilize o serviço de um representante ou agente do produto
Verifique a legislação fiscal, cambial e comercial
Defina a condição de negociação
Faça uma estimativa de custo da importação e do preço para comercialização
Compare com os preços do mercado interno (similar)
Avalie as perspectivas que o mercado nacional oferece
Solicite amostras do produto e/ou catálogo
Faça um plano de ação e estabeleça o total do investimento

Procedimentos Operacionais

1. Contrate um profissional da área para assessoria e execução dos procedimentos legais abaixo ou execute através do setor responsável de sua empresa.

2. Providencie a inclusão da empresa no Registro de Exportadores e Importadores junto ao Banco do Brasil.

3. Providencie o credenciamento da empresa junto à SRFB – Secretaria da Receita Federal do Brasil.

4. Solicite a Fatura Proforma ( cotação ).

5. Classifique o produto conforme código tarifário – TEC.

6. Se o pagamento ao exterior for através de carta de crédito, entre em contato com o Banco de sua preferência para as providências.

7. Defina o meio de transporte internacional e contrate o frete.

8. Formule os dados no Siscomex. “O Licenciamento das Importações ocorrerá de forma Automática ou Não Automática.”- Para as mercadorias consideradas de Licenciamento Automático, poderá ser autorizado o embarque no exterior.- Para as mercadorias sujeitas a Licenciamento Não Automático, o Siscomex indicará os procedimentos a serem adotados.

9. Aguarde a chegada dos documentos originais através do Banco. Efetue o pagamento da importação para retirar os documentos e processar a liberação da mercadoria.

10.Formule a D.I. (Declaração de Importação) através do Siscomex e solicite o desembaraço da mercadoria.

11.Efetue o pagamento das despesas alfandegárias (armazenagem, capatazia).

12.O importador deverá emitir Nota Fiscal de entrada série e-l.

13 – Modalidades de pagamento Pagamento antecipado: O pagamento é efetuado antes do embarque da mercadoria. Não oferece garantias ao importador, apesar de ser uma modalidade bastante econômica, pois evita algumas despesas bancárias. Cobrança bancária:É o pagamento contra entrega dos documentos originais de embarque. Cobrança sem saque ou remessa direta:A documentação original é enviada diretamente ao importador, que, de posse da mesma, libera a mercadoria. O pagamento será efetuado por via bancária. Carta de crédito:É a forma mais segura, pois o Banco emissor da Carta de Crédito (e não o importador) passa a garantir a operação, desde que as cláusulas do Carta de Crédito sejam cumpridas.

14 – Onde buscar apoio ao Comércio Exterior - Câmaras de Comércio dos Países- CIN – Centro Internacional de Negócios- SEBRAE- Trade Point- SICT – Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo (Disque-Mercosul)- Embaixadas e Consulados estrangeiros instalados no Brasil- Feiras e eventos- Ministério das Relações Exteriores, através da Divisão de Informação Comercial

15 – Meios de Transporte Rodoviário:Transporte porta a porta. É versátil e de fácil acesso. Não requer transbordo, comumente utilizado nas operações via Mercosul e também na remoção de cargas das zonas primárias para as zonas secundárias.Marítimo:Utilizado para o transporte de grandes volumes, em longas distâncias. Os custos são relativamente baixos se comparados aos de outros meios de transporte, porém o prazo de entrega é maior.Aéreo:Para entregas urgentes de mercadorias de alto valor agregado e pouco volume. Possui a desvantagem dos fretes elevados.Ferroviário:Opera com grandes quantidades de carga. É o transporte internacional mais econômico. Possui desvantagens quanto às conexões regionais.

16 – Mercado externo na Rede Mundial de Computadores Praticamente não se pode mais falar sobre a viabilidade de operações de compra e venda de produtos e serviços a nível mundial, sem a utilização de um ferramenta de trabalho indispensável, a Internet, que representa um suporte técnico do mais alto nível para as mais variadas pesquisas e manutenção de contatos com rapidez, segurança e principalmente baixo custo. Infindáveis trocas de informações podem ser formuladas através da Grande Rede, sistemas complexos de transmissão de dados para o fechamento de operações internacionais são executados em minutos e a propaganda disponibilizada através da hospedagem de “home-page´s” permite que os usuários tenham acesso às mais diversas oportunidades de negócios, produtos e serviços, mantendo contato com qualquer parte do mundo, tornando assim a “Globalização” em todos os seus sentidos, uma verdadeira aproximação entre os continentes e blocos econômicos. Analistas de mercado internacional afirmam que atualmente a “distância” já não faz parte do vocabulário das empresas e que a pluralidade de conceitos, costumes, cultura, política e reservas, que antes significavam obstáculos para a busca de novos mercados, hoje representam oportunidades para a compra e venda de qualquer produto, tecnologia ou serviço, desde que enquadrados na Lei da Oferta e Procura ou disponibilidade e necessidade.

Por: Laércio Vieira Pereira, consultor em comércio exterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saudações! Registre o seu comentário, será analisado pelo administrador e publicada resposta.
Obrigado!